Veraneio

Será que vai dar banho?

Locais próprios e impróprios para banho na Lagoa dos Patos serão divulgados na primeira quinzena de dezembro

Paulo Rossi -

Em breve os planos de veraneio na praia do Laranjal poderão começar. Isso porque as coletas para os testes de balneabilidade da água passaram de mensais para semanais. Na primeira quinzena de dezembro está prevista a divulgação dos pontos próprios e impróprios para banho. Sob responsabilidade do Sanep, um convênio entre a autarquia e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) foi firmado e ampliará as formas de acesso ao resultado. No último ano, mais da metade dos pontos na Lagoa dos Patos estavam impróprios para os banhistas, e a expectativa de mudança desse quadro não é das melhores.

As coletas de amostras da água são feitas mensalmente pela autarquia. Com a proximidade do verão o trabalho é intensificado e passa a ser semanal. Segundo o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a situação da água do último veraneio para o próximo segue a mesma. "Não houve nenhuma mudança nesse período", afirma. As análises são enviadas para o sistema interno da Fepam, que aponta o resultado da balneabilidade a partir de uma média feita com os materiais de cinco coletas.

O Sanep também realiza a análise da presença de cianobactérias na Lagoa. Uma grande quantidade desse micro-organismo pode provocar um aumento de toxinas na água, provocando riscos à saúde dos banhistas. A balneabilidade leva em consideração uma pequena amostra da água, o que, por exemplo, não significa inexistência de indicador fecal. Em Pelotas, o canal São Gonçalo é o maior receptor da rede de esgoto da cidade - volumes que não passam pelo tratamento adequado - e desagua dentro da água da Lagoa.

São fatores como esse, além da quantidade de chuvas do verão, que culminam em muitos pontos impróprios para o banho. No último veraneio, apenas quatro dos dez pontos estavam aptos para os banhistas. O convênio assinado entre Sanep e Fepam passa a responsabilidade da divulgação desses pontos para a autarquia. Os resultados também podem ser vistos tanto pelo site da Fundação como por aplicativo para smarthphone. A fixação das placas na areia da praia, feita pelo Sanep, começará nas próximas semanas.

População aproveita o verão antecipado
Apesar de ainda faltar algumas semanas para a chegada da estação mais quente do ano, os pelotenses não deixam de visitar a praia do Laranjal. Famílias aproveitam os dias quentes de novembro para se refrescar, mesmo sem saber, ainda, a situação da água. "Se a água tiver imprópria não vamos entrar", conta Giovana Monteiro, 24. No último ano, devido ao número de locais impróprios para o banho, ela, os filhos e a família decidiram passar as férias em campings próximos da cidade.

Ianque Oliveira, pai de três, partilha da mesma opinião: os pontos impróprios estão fora de cogitação. "A criançada quer entrar, mas não dá pra deixar", frisa. A saída para aproveitar o verão é ficar atento aos locais adequados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semeadura de arroz no RS atinge 76% do previsto Anterior

Semeadura de arroz no RS atinge 76% do previsto

O Bom Velhinho pode ser você Próximo

O Bom Velhinho pode ser você

Deixe seu comentário